Site para o seu empreendimento: Qual é a real importância dele?

Provavelmente, todo empresário e todo gestor de negócios já deve saber da importância de marcar presença na internet. Contudo, nem sempre isso é algo tão claro, sobretudo no sentido das diferenças entre ter um site ou investir em outras frentes.

De fato, a esfera digital representa praticamente um universo de possibilidades e de frentes que podem ser tão diferentes quanto ter um blog ou simplesmente fazer anúncios em marketplaces e aplicativos de compra e venda.

Falando assim pode parecer que não são coisas tão distintas, mas a verdade é que trata-se de estratégias totalmente diferentes. Além do que, as táticas e recursos que cada frente demanda também mudam consideravelmente.

Por exemplo, uma empresa que vende placa de identificação de salas personalizada pode encontrar plataformas de venda especializadas nesse tipo de produto. Assim, com poucos cliques poderá subir seus anúncios e começar a vender.

Site para o seu empreendimento: Qual é a real importância dele?

Geralmente, só o que esses marketplaces exigem é que você faça uma conta jurídica (com CNPJ e demais referências empresariais), além de uma apresentação breve e fotos de sua loja. Ou apenas da solução que você comercializa, seja produto ou serviço.

Lembrando que a maioria deles já conta com mecanismos de marketing, de formas de envio e até de pagamento, não raro intermediando a negociação. De modo que ela se torna mais segura e mais prática para ambas as partes.

Por outro lado, criar uma loja virtual própria, que no Brasil também é chamada de e-commerce, pode exigir altos investimentos em termos de infraestrutura. Como custos com desenvolvedor, hospedagem, manutenção e afins.

Sem falar do tempo que você precisaria ter e das equipes e funcionários recorrentes para manter na folha de pagamento. Contudo, falando assim pode parecer que os marketplaces sejam mais vantajosos, só que a verdade é que depende.

Se uma empresa que vende totem personalizado tamanho real está chegando agora ao universo digital, ela pode subir anúncios em plataformas. Mas, com o tempo, o mais indicado é que junto ela vá investindo em sua própria loja virtual.

Além de reforçar sua marca e se tornar uma referência em seu próprio segmento, isso ainda vai dar mais autonomia estratégica. É como dizer que o marketplace é um terreno alugado, ao passo que seu próprio e-commerce é como um terreno próprio.

Também é nessa mesma linha que surge a diferença entre investir em canais de vendas e manter seu próprio site, como um portal ou plataforma de comunicação direta com seus clientes. Que é o sentido em que estamos abordando o tema aqui.

Isso também remete à questão das redes sociais, já que essas mídias são igualmente fáceis de acessar, como no caso do marketplace. Mas vale a mesma regra, de que marcar presença ali não exclui a necessidade da empresa pensar em si mesma.

Neste sentido, ela precisa anexar um blog ao seu site próprio, como modo de gerar conteúdos originais, gratuitos e que agreguem valor continuamente ao público. Ali ele também poderá comentar e compartilhar com quem quiser.

Sem falar que quando um site de placa em acrílico transparente com logo gera conteúdos, ele também pode começar a fazer anúncios de link patrocinado, é até otimização de páginas (SEO) para conseguir destaque gratuito nos buscadores.

Abaixo trataremos detalhadamente disso, só o que precisa ficar claro por enquanto é como o site próprio é fundamental para um empreendimento. Além de que sua real importância vai além da necessidade de estabelecer relação com o público.

Embora isso já fosse motivo suficiente, ainda existem vantagens e benefícios transversais que podem ir até o ponto de ajudar o negócio a simplesmente gerar mais leads, mais contatos comerciais, mais clientes e até mesmo fechar mais parcerias.

Ou seja, por consequência, a loja ainda vai vender mais, aumentando sua receita e sua lucratividade. Tanto que hoje qualquer negócio que queira ser verdadeiramente sustentável precisa ter uma presença sólida e séria na esfera digital.

Por todos esses motivos é que decidimos elaborar este texto específico, tratando aqui detalhadamente sobre o papel de um website ou de uma plataforma digital na rotina de um empreendimento que deseja se desenvolver.

Isso implica trazer também alguns conceitos e características, bem como exemplos ilustrativos que ajudem quem deseja saltar da teoria para a prática. Levando em conta suas próprias especificidades, sem cair em generalizações negativas.

De fato, um dos pontos mais interessantes deste tema é justamente o fato de que hoje os websites já evoluíram tanto, que podem ajudar qualquer segmento do mercado, tanto de vendas no varejo quanto de serviços como reparo de fachada de loja feminina.

Desta forma, uma vez que o seu interesse é mergulhar de cabeça nos detalhes sobre a criação de uma plataforma própria, o que vai muito além de desfrutar de portais digitais terceirizados, basta que você siga adiante com esta leitura.

O que é um website, afinal?

Nos últimos anos, a internet evoluiu tanto que algumas pessoas até se esqueceram de como ela funcionava nos primórdios, por volta da década de 1990.

Sem falar nas novas gerações que, obviamente, nem chegaram a viver essa época. O fato é que ela começou no que depois seria chamado de Internet 1.0, como algo focado apenas em troca de e-mails e sites estáticos.

Esses websites eram como um cartão de visita online. Até que veio a versão 2.0 e trouxe mais dinâmica e interatividade, como por meio de blogs, formulários de preenchimento e até enquetes, salas de bate-papo e afins.

Com a versão 3.0 é que surgiram as grandes mídias sociais e os grandes motores de busca, que hoje dominam boa parte do tráfego da internet no mundo todo.

Portanto, o que um site de troféu acrílico personalizado ou de qualquer outro tipo de produto e serviço precisa entender é que um dos maiores pesos (ou moedas de valor) da esfera digital está justamente na interatividade com o público.

Acima falamos das novas gerações, que no fundo também influenciaram muito nisso. Afinal, são pessoas que já nascem com acesso redobrado à internet e até ao smartphone, que permite pesquisar o que quiser na palma da mão, a qualquer hora do dia.

Então, hoje um website nada mais é do que um portal digital que permite que uma marca ou pessoa qualquer crie conteúdos com foco em um público específico.

O grande esforço começa quando nos damos conta de que esse mercado já está saturado, pois não só as novas gerações são extremamente exigentes, como a cada dia surgem novos sites concorrendo entre si, o que torna mais difícil se destacar no meio da multidão.

Aprenda a se destacar

Depois de entender como é importante estar presente digitalmente, você pode fazer um esforço especial para começar a se destacar e ter um verdadeiro diferencial.

Afinal, constatar que ter um site é fundamental não ajuda muito quando você percebe que há outras dezenas de websites dentro do seu próprio segmento. É preciso partir para estratégias objetivas e práticas.

Por isso, se a empresa vende banner infantil personalizado, ela precisa começar a gerar conteúdos de excelência. Até o ponto em que ninguém possa se considerar bem informado nessa área sem ter lido seus textos e artigos a respeito.

Isso também vai ajudar no posicionamento nos motores de busca, que é o SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização de Páginas para Motores de Busca. O que, por sua vez, aumenta as vendas no médio e longo prazo.

Vá sempre além do óbvio

Ter um website também é importante para você aprender mais sobre seu próprio segmento, pois é o que você vai ter de fazer se quiser criar bons conteúdos.

Ao falar da produção de materiais para a plataforma, saiba que é possível variar no formato, que além de textos e artigos, podem ser:

  • E-books;
  • Vídeos explicativos;
  • Podcasts;
  • Posts para as redes sociais.

Então, para ir além do óbvio é preciso ler sempre, investigar a concorrência e até fazer pesquisas com seu público-alvo. Uma empresa que repara fachada de loja moderna pode descobrir, depois do site, quais as preferências de seus clientes.

Traga as devidas inovações

Por fim, se você quer que seu site próprio seja mesmo importante para seu empreendimento, trate ele como parte da estratégia de crescimento. Tornando assim a plataforma online parte de sua própria cultura corporativa, como filosofia da empresa.

Neste caso, é preciso que uma loja que vende placa ps personalizada invista sempre em anúncios, inovações e melhorias no geral.

Por exemplo, garantir um bom design, não deixar o site ficar lento ou carregado demais, dar respostas rápidas a quem faz perguntas e daí em diante.

Considerações finais

Não é difícil demonstrar como ter um site próprio e marcar presença digital é algo importante para qualquer empreendimento atual.

Com as dicas básicas e as informações essenciais que trouxemos acima, fica ainda mais fácil mensurar essa importância e já dar os passos iniciais na direção do sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + dezessete =