Marketing Digital em 2022: O que você precisa saber!

Um ponto muito importante que todo negócio precisa aprender a levar em conta, é o do marketing digital, sobretudo, nos últimos anos e décadas.

Isto especialmente se falarmos sobre as mudanças previstas já para o começo de 2022.

Efetivamente, se antes o marketing offline era uma questão de opção, como algo voltado para panfletagem, outdoors, revistas, jornais e até rádio e televisão (algo a que somente algumas poucas marcas tinham acesso), hoje em dia já não é assim.

O marketing online trouxe diversas vantagens, mas ao mesmo tempo uma certa obrigação no sentido de que toda marca que quiser crescer precisa estar presente.

Marketing Digital em 2022: O que você precisa saber!

Basta pesquisar por algo como cursos online, e veremos que são milhares de resultados.

Portanto, se alguém quiser oferecer curso online e contar apenas com as opções offline de crescimento, ou com outros recursos ainda mais antigos, com o famoso boca a boca, é bem provável que sua marca acabe ficando para trás em relação aos outros.

Lembrando que aqui há dois grandes obstáculos que podem impedir a marca de se realizar, sendo o primeiro o da concorrência.

Basicamente, é como se ela crescesse a cada dia que passa, já que todo dia surgem firmas novas prestando as mesmas soluções.

O outro grande desafio é o próprio público-alvo de cada empresa, uma vez que a clientela tem se tornado invariavelmente exigente, com um acesso cada vez maior à internet e à informação, cuja expectativa é bastante desafiadora.

Assim, se uma empresa vai atuar na área de aluguel de salas comerciais, desde os primeiros dias de atuação ela já surge com tanto desafio e obstáculo que ela é praticamente obrigada a se posicionar com o marketing digital, considerando as inovações de 2022.

Por isso, consideramos a necessidade de elaborar este guia de tudo o que você precisa saber e entender a respeito desse universo digital, o que inclui lidar com alguns aspectos mais teóricos como base, mas também com exemplos claros e concretos.

De fato, um erro muito comum nesse segmento é empresários e gestores lerem muita coisa na internet, porém sem conseguirem distinguir entre dicas práticas e informações teóricas, de modo que no fim a pessoa não consegue aplicar no seu caso a caso.

Inclusive, o exemplo prático pode ajudar ainda mais neste caso, pois as dicas que daremos já evoluíram tanto que hoje podem ser aplicadas a qualquer segmento, sejam serviços da área industrial ou para vendas em balcão promocional.

Até porque, apesar de todos os desafios que o marketing digital impõe, uma das grandes vantagens dele é justamente esse aspecto de democratização, que permite que qualquer um comece a fazer sua parte sem precisar de orçamento muito grande.

Diante disto, o grande interesse do leitor é se colocar em dia com algumas novidades simples que podem mudar totalmente seu desempenho comercial, fortalecendo a marca e aumentando as vendas, então basta seguir adiante até o fim da leitura.

Por que o marketing digital?

Até aqui já demos alguns exemplos sobre por que e como o marketing digital se tornou tão importante nos últimos anos e nas últimas décadas.

Alguns aspectos que precisam ser ressaltados é justamente a questão da democratização dos seus meios, bem como das alternativas que ele oferece.

Se antes apenas a televisão podia trazer resultados incríveis, ao mesmo tempo em que apenas uma elite de empresas tinha acesso a algo tão complexo e tão caro, hoje as maiores vitrines do mundo estão presentes na internet, acessíveis a qualquer um.

Nem se trata apenas de quem está disposto a fazer uma abertura de empresa eireli.

Até pessoas físicas como os famosos influencers digitais podem começar aos poucos, e só depois se profissionalizar e crescer graças ao marketing digital.

Neste sentido, as principais frentes que todo marca pode compreender e começar a aplicar incluem as seguintes plataformas:

  • Site e blog;
  • Motor de busca;
  • Redes sociais;
  • Marketplace.

Podemos afirmar seguramente e com tranquilidade que esses são os pilares atuais da internet, bem como que essas são as maiores vitrines do mundo na atualidade.

Assim, dominar ao menos uma dessas frentes em seu próprio segmento é algo que pode equivaler a anunciar na televisão em horário nobre, apenas para usar um exemplo.

Além da democratização, o marketing digital também oferece um nível de customização e segmentação que é bem maior do que qualquer outro.

Como o fato de que você pode fazer anúncios somente quando quiser, no valor que quiser e personalizando em detalhes qual público deseja atingir, algo que em 2022 deverá estar ainda mais forte.

Por outro lado, como qualquer marca pode investir em cada uma dessas frentes, é preciso que você busque entender todas as inovações para poder sair na frente, pois isso tudo quer dizer que sua concorrência será ainda maior.

O poder da automatização

Se você espera que seu planejamento de início de ano traga resultados sólidos, é fundamental considerar o poder e o papel que a automatização desempenha atualmente.

De fato, cada vez será mais comum colocar funcionalidades digitais do marketing para trabalharem no lugar das pessoas, automatizando os processos e melhorando todas as margens.

Tanto que alguns pensam que isso tende a robotizar o atendimento e a relação da marca com o público, quando o que acontece é o extremo oposto. Por exemplo, uma marca de consultoria contábil que instala um chatbot na página inicial do site.

Em vez de esse robô de atendimento online tornar a comunicação mecânica demais, é possível customizar o seu banco de dados de modo que a interação se tornará ainda mais assertiva e interessante para o cliente.

Lembrando que, além de não tirar férias, dormir ou processar a empresa, o robozinho do site também não pode ser mal educado, grosseiro e mal tratar o cliente, ou seja, isso melhora a qualidade da relação, em vez de piorar.

Outro exemplo são os CRMs, que em 2022 tendem a evoluir mais ainda. Sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), eles podem disparar mensagens em massa, como e-mail e SMS.

A vantagem é justamente que isso será feito de modo igualmente customizado, tornando o contato com o cliente mais próximo, de maior qualidade, e com alto potencial de conversão e fidelização do seu banco de leads.

Os grandes motores de busca

A automatização depende em grande medida de uma outra frente que se relaciona de maneira bastante estreita com o marketing digital, que não é senão a Inteligência Artificial.

Ao ouvir esse termo muita gente pensa que se trata de esteiras industriais com braços mecânicos, mas não é nada disso, pois hoje a Inteligência Artificial já está mais presente no nosso dia a dia do que costumamos imaginar.

Por exemplo, quando alguém da área de escritórios compartilhados se posiciona nos grandes motores de busca como o Google, o Bing e o Yahoo, que são os maiores do nosso país.

Os grandes algoritmos e parâmetros que determinam qual empresa aparecerá com destaque assim que o cliente em potencial joga ali uma palavra-chave, são justamente critérios de inteligência artificial, que cada um precisa entender para dominar.

A dica de ouro aqui é considerar novidades como as de recurso mobile, seja a tela que precisa aparecer com responsividade ou os recursos de palavra-chave com voice search (pesquisa por comando de voz), pois elas vão crescer mais ainda em 2022.

A importância do conteúdo

Alguns ouvem falar de tantas tecnológicas e acabam considerando que tudo se concentra em tecnologias, automatização e mecanização do marketing.

Mas já mencionamos que não é bem por aí, tanto que a humanização do atendimento também é algo importante, de modo que se ficar robotizado é porque algo deu errado.

Assim, vale lembrar que o “conteúdo é rei”, como dizem alguns, ou seja, você deve marcar presença em seu blog, nas redes sociais e em qualquer outra frente com a bandeira do marketing de conteúdo.

Por isso, artigos ou posts do tipo “10 motivos para fazer suas certificações técnicas” têm alto potencial de atrair pessoas.

O que elas querem é conteúdo original e de qualidade que possam facilitar suas vidas, ao mesmo tempo gerando uma conexão maior com as marcas.

Marketing de 360 graus

Por fim, também é preciso ter uma visão holística, ou seja, pensar em tudo isso que falamos ao mesmo tempo, unindo o online e o offline, a marca e o cliente.

Por isso, o marketing de 360 graus tende a crescer cada vez mais. Com ele, uma empresa de banner em lona para fachada pensa na experiência do cliente como um todo, desde o começo do funil de vendas até as fases de fidelização.

Assim, você comprova que consegue pensar no micro e no macro, dando atenção a cada detalhe e gerando experiências memoráveis para seu público, que é o que ele mais quer.

Conclusão

Portanto, nos aprofundamos nas principais mudanças que o ano de 2022 deverá verificar, e já está em processo, em termos de marketing.

Portanto, se você quiser que seus planejamentos realmente encontrem os resultados almejados, basta retornar a cada ponto indicado e dar o seu máximo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Marketing Digital em 2022: O que você precisa saber!”

  1. Pingback: 5 Estratégias para adotar no Instagram e gerar mais vendas - Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 1 =