Google Ads: Ainda é um bom investimento para o meu negócio em 2022?

Ferramentas como o Google Ads são uma das opções de publicidade que tem acrescentado muito valor para alavancar o mundo dos negócios. Conhecida como pay per click (PPC), os anúncios pagos são capazes de dar maior visibilidade a uma marca.

Afinal, sabemos que a era digital veio para revolucionar totalmente o mercado e a maneira de vender, apresentando mais facilidade tanto para quem empreende quanto para quem consome.

Google Ads: Ainda é um bom investimento para o meu negócio em 2022?

Afinal, o que é Google Ads?

O Google Ads, antes conhecido como Google Adwords, trata-se de uma ferramenta de publicidade paga utilizada na divulgação de sites através de termos de busca, ou seja, palavras-chave, conectando quem divulga e quem está buscando.

O foco neste sentido é fazer com que os termos buscados sejam direcionados para os sites corretos de acordo com o conteúdo de interesse e/ou conteúdos relacionados.

Por exemplo, digamos que um proprietário de determinada empresa está buscando por escritórios compartilhados para a sua equipe e decide fazer uma rápida busca na internet.

A ferramenta Google Ads dispõe da programação de algoritmos para correlacionar os dados pesquisados com anúncios na internet, como de uma imobiliária que está divulgando espaços em coworking.

Neste caso, ocorre um cruzamento de dados, fazendo com que ambas as partes se encontrem, e o resultado do anúncio apareça entre as primeiras posições de uma pesquisa neste mesmo buscador.

Outro exemplo que melhor explica o funcionamento do Ads é considerando uma empresa de arquitetura e reforma que possui forte investimento na ferramenta, combinando outros mecanismos de marketing digital como a construção de um blog e produção de conteúdos.

Em um destes conteúdos, foi citado um determinado termo, a fim de promover suas soluções e aumentar o encontro de clientes em potencial.

No entanto, foi realizado um estudo de mercado para ter o conhecimento que aquela palavra-chave em específico tem sido buscada na região e há uma demanda pronta para ser suprida.

Acontece que, para que um anúncio figure no topo dos resultados, é necessário que os usuários do Ads façam lances em dinheiro do quanto estão dispostos a pagar toda vez que a publicidade receber um clique, daí o nome pay per click.

Divulgação x relacionamento

Quando se trata do meio digital, as relações podem ficar um pouco frias, afinal, as pessoas não estão olhando nos olhos uma da outra, não possuem o tato, e tampouco a possibilidade de realizar leitura corporal.

Por essa razão, é indicado usufruir bastante da linguagem e comunicação assertivas, e as redes sociais são o caminho exato para se obter ambos.

Através dessas plataformas, é possível compreender mais sobre os potenciais clientes e públicos apreciadores do negócio, dando mais chances de aumentar não somente a taxa de conversão, mas de fato de criar uma rede de relacionamento com os consumidores.

O relacionamento com o cliente é primordial para fidelizar e satisfazer o seu público. Ainda que os algoritmos sejam muito bons, automatizar todo o processo, como no caso da comunicação e atendimento, pode culminar no declínio da satisfação do cliente.

Embora existam tão somente virtualmente, algumas marcas preferem conceder a seus consumidores a mesma experiência de atendimento presente em um balcão de venda, isto é, contar com maior proximidade e potencializar um maior contato.

Nesse sentido, há uma potencialização de determinados argumentos de convencimento e transmissão da real essência do negócio, atividades que algoritmos não são capazes de expressar.

Sendo assim, durante a determinação de estratégias de marketing, é imprescindível combinar o uso de ferramentas de busca com o Google Ads atrelado com uma boa frente de relacionamento nas redes sociais.

Isso torna a vivência do cliente durante um atendimento de forma positiva. Ainda, há marcas que preferem potencializar a satisfação de seus clientes, com o objetivo de fidelizá-los ao conceder brindes promocionais na hora compra, encantando assim os consumidores.

Concorrência e disputa por espaço nas mídias

Como todo e qualquer negócio, as lojas online terão de enfrentar a concorrência. Neste âmbito, a disputa também se estende em uma constante luta por espaço nas lacunas de relevância na barra de pesquisa.

O Google Ads funciona através da mídia paga, e seus dados estão em constante conflito para reivindicar seus respectivos espaços.

A maneira ideal de combater este fator é contar com o marketing orgânico, ou, ainda, patrocinar influenciadores nas redes sociais a fim de mostrar a credibilidade de sua empresa.

Assim, uma fábrica de camisetas lisas que almeja ampliar sua presença nas mídias, pode contar com o fechamento de parceria nas redes sociais com um distribuidor do mesmo nicho para divulgar seus produtos.

Essa é uma ação que vem sendo muito utilizada por diferentes negócios, um pouco parecido com o marketing de relacionamento, mas com o foco maior nas mídias sociais, unindo diferentes frentes, que possuem interesses em comum, como:

  • Conquistar espaço nas redes;
  • Aumentar sua audiência;
  • Demonstrar confiança;
  • Atingir seu público-alvo.

Sem dúvidas, este vem a ser um ótimo caminho para diferentes frentes de negócio que, embora queiram estar mais presentes nestas plataformas, sintam um certo receio ao disponibilizar grandes investimentos.

Afinal, o marketing digital é um caminho ardiloso e que deve ser construído aos poucos, e não de forma imediatista. Para bons resultados, é necessário contar com pilares bem estabelecidos e não tão somente com volume de dados.

Diversificação é a receita do sucesso

Analisando todo o cenário e encarando a realidade das diferentes ferramentas de marketing, é possível compreender que, embora o Google Ads seja um ótimo meio, continua sendo uma forma de divulgar e não de se relacionar.

Seu foco não está na fidelização de clientes, muito menos na proximidade com o consumidor, mas tão somente em alavancar acessos e captar potenciais clientes a serem armazenados em centrais na nuvem do negócio.

No entanto, uma boa gestão do fluxo de vendas se faz necessária para além de captar esses clientes, fidelizá-los, encantá-los e consolidar uma carteira.

Não se deve desconsiderar toda a realidade em que vivemos, visto que o consumidor moderno tem exigido aproximação nos negócios.

Afinal, hoje as pessoas são bombardeadas o tempo inteiro com e-mails automatizados, anúncios a todo momento, mensagens automáticas, ligações gravadas por robôs, e o apelo da maior parte dos consumidores é que haja a personalização e tato.

Sobre o encantamento de clientes

A construção de relacionamento é um processo que envolve consistência e persistência, demanda empatia e disposição de entender o outro lado, estar disposto a ouvir as dores do cliente, compreender sua realidade e expor soluções é um trabalho que demanda destreza.

Tudo isso não se trata de um processo automático, precisa ser paulatinamente construído.

Logo, para impressionar o cliente em um primeiro contato, uma gráfica que quer aumentar seu alcance nas mídias pode enviar como brinde uma pasta catálogo personalizada.

Este é um produto que, embora seja simbólico, somente pelo fato de conter uma personalização, deixa explícita a preocupação em buscar entender o comprador e em agradá-lo, não tratando-o como um número, mas sim, humanizando todo o fluxo de venda.

Mas, afinal, o investimento no Google Ads vale a pena?

Sim, o Google Ads continua fazendo parte da estratégia de marketing de especialistas na área, e sua funcionalidade é a grande justificativa para isso.

É por intermédio da alavancagem dos algoritmos que se pode captar mais pessoas para o site. E se então fosse possível usar essa ferramenta para alavancar um conteúdo informativo de um blog, acerca de determinada solução oferecida por uma empresa?

Os números passam a crescer mantendo um funil alimentado, a combinação entre a automatização e personalização podem potencializar ainda mais a experiência do cliente e ajudar o seu negócio a atingir bons resultados.

No entanto, deve haver um equilíbrio entre ambas frentes, não permitindo que uma estratégia ocupe a função da outra. Pelo contrário, uma deve se apresentar como o suporte da outra.

Para determinar a maneira como essas forças antagônicas irão trabalhar entre si, o conhecimento sobre seu negócio de fachada de loja moderna, as personas, metas bem estabelecidas e estudos de mercado são essenciais.

Além disso, analisar e delimitar o momento propício para uma ação consistente de anúncios de modo que não sobrecarregue todo o fluxo de relacionamento, dando a certeza de que não serão desperdiçados os potenciais clientes, captados em decorrência da má gestão.

Para este processo, é importante conhecer as fraquezas e forças de cada estratégia e como isso pode afetar seu negócio.

O investimento direcionado certamente será aproveitado com o pleno conhecimento de processos, não deixando de lado a missão, visão e valores do negócio, mas sim, tendo-os como ferramenta para o alcance do sucesso.

Conclusão

O Google Ads é, certamente, uma ferramenta que continuará em uso no ano de 2022 e deve entrar em planejamentos e estratégias dos negócios.

Entretanto, assim como toda e qualquer ferramenta, os algoritmos devem ser desenhados de acordo com a demanda atual, respeitando a tendência de cumprir com a gestão humanizada de processos.

Trata-se de algo que já estava em discussão há anos atrás, mas que veio para ficar. Assim como todos os segmentos do mercado, o marketing também deve se reinventar, propondo novas soluções com a finalidade de atender expectativas e maximizar resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =