Encontre as melhores oportunidades de vendas online!

Já deixou de ser novidade que a internet se tornou um campo versátil para ser utilizado nas mais diferentes áreas da indústria, possibilitando uma série de oportunidades de vendas.

Com o passar dos anos e o avanço crescente da globalização, a web atua não somente como um meio de conectar usuários distantes pelas redes sociais, mas também gera possibilidades de ganho de dinheiro para os mais diversos empreendedores online.

Encontre as melhores oportunidades de vendas online!

Desta forma, é gerado um ramo denominado de e-commerce, conhecido mais popularmente pela sua tradução, que é o comércio eletrônico.

Por ser uma alternativa bastante flexível para expandir o número de vendas, é possível que desde pequenos negócios familiares, como uma confecção de roupas femininas, até multinacionais alcancem mais clientes por todo o país ou até mesmo no exterior.

Ou seja, os donos de comércios estão optando cada vez mais pelo modelo de comércio virtual, não ficando restritos a vendas em lojas físicas de uma determinada área.

Como a internet é um recurso de alcance global, que funciona a todo momento sem pausas ou restrições de horários, a amplitude de possibilidades de vendas pode ultrapassar os horários comerciais que são determinados em algumas localidades pelo mundo.

O que possibilita também a um prestador de serviços de reforma de lojas comerciais a criação de um atendimento mais amplo para os clientes, para que ele não fique no prejuízo ao perder lucros durante o período de inatividade de funcionamento do estabelecimento.

Em meio a pandemia da Covid-19, as compras online em 2020 acabaram ganhando um maior impulso, segundo pesquisas feitas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Isso possibilitou o alcance de uma margem de vendas de 19,8% em julho daquele mesmo ano, ou seja, somente no primeiro semestre da pandemia, e esse número aumentou ainda mais a sua margem para 21,2% em junho do ano seguinte.

Com o comércio fechando as portas, devido às medidas impostas pelas autoridades sanitárias para evitar propagação do vírus, levou não somente os consumidores e os comerciantes à internet para manterem algum processo de compra e venda.

Mas sim, tornou-se também uma alternativa financeira para aqueles que perderam a renda por conta do desemprego e o fechamento dos estabelecimentos, para começar o próprio negócio, como a abertura de um balcão promocional online.

Ainda segundo o mesmo levantamento, o total de vendas através do comércio eletrônico era em média de 9,2% na receita, mostrando que este modelo promete se consolidar ainda mais nos próximos anos com os negócios que abriram e os que se estabeleceram.

Afinal, por onde começar?

O primeiro passo para iniciar as vendas no ramo do e-commerce é saber como ganhar destaque em meio a rede. Afinal, a internet pode ser um amplo campo de vastas possibilidades para todos.

Com isso, é muito comum encontrar vários concorrentes no espaço virtual que podem vender o mesmo produto que você, de maneira mais fácil ou barata, cativando o cliente entre vários métodos, como a distribuição de brindes promocionais.

Por isso, para conquistar o seu espaço de alguma forma, invista em boas alianças com o cliente de forma duradoura, deixando o processo de compra e venda fácil para ambos.

Isso pode acontecer através de seu site de vendas ou por mensagens privadas pelas redes sociais, pois o feedback positivo acaba gerando algoritmos na plataforma que, por sua vez, chegam a outros potenciais compradores.

As oportunidades crescem ainda mais com o uso de ferramentas disponíveis nas mídias sociais em postagens nas páginas de forma fixa e temporária, ou pelo uso de hashtags, que servem como atalhos de palavras-chave, tornando-se uma maneira fácil de anunciar.

Um exemplo deste método para o seu produto chegar ao consumidor é caso um usuário faça determinada busca, os algoritmos da rede podem acabar o levando até seu perfil que vende pin personalizado, em meio aos temas que procurou anteriormente.

Ao ter uma página objetiva e uma vitrine virtual que seja atraente para o consumidor, as chances de ter sucesso em vendas são altamente consideráveis.

Outro ponto que pode garantir o sucesso de uma boa venda online é ter um site que dê suporte ao consumidor durante o período de compra.

Por vezes, as plataformas não suportam determinadas demandas de acessos, o que pode afastar muitos clientes. Então, invista em uma hospedagem que ofereça um bom suporte para quando tiver de fazer as atualizações de produtos.

Também é essencial que a plataforma forneça ao comprador imagens dos produtos de boa qualidade e informações detalhadas que possam gerar dúvidas internas durante a compra.

Mantenha total clareza de informações, desde a forma de pagamento, processo das etapas de entrega e até se houver necessidade para a realização da troca de mercadoria ou devolução do dinheiro.

Nas formas de pagamento, deixe a possibilidade para o cliente usar cartões de crédito e débito com poucas taxas, além de pagamentos à vista ou parcelados em boletos bancários.

Uma boa forma de captação e consolidação de clientes é a distribuição de brindes personalizados da loja no momento da entrega ou cupons de descontos na primeira compra.

Afinal, desta forma, seu negócio se mantém marcante na mente do cliente, gerando novos possíveis compradores, uma vez que este mesmo comprador poderá fazer um marketing boca a boca do estabelecimento para seus familiares e amigos.

Com isso, sempre tenha em mente investimentos periódicos que conquistam o cliente e os mantêm fiéis, como:

  • Bons descontos temporários;
  • Aberturas para sugestões e feedbacks;
  • Sorteios pelas redes sociais;
  • Agilidade no serviço de entrega;
  • Promoções e cupons cumulativos;
  • Frete grátis.

Seguindo algumas dessas etapas e deixando o regulamento claro para cada uma delas, os clientes podem consumir com frequência, além de divulgar o seu negócio nas próprias redes sociais, o que permite chegar a outras pessoas de diferentes locais.

Por fim, uma alternativa para vendas online é a compra e a retirada na loja, pois desta forma o cliente tem mais opções de compra com algum desconto e entrega do produto mais ágil, caso necessite de algo urgente.

Ideias de produtos e serviços para vender online

Embora a venda de produtos seja a principal pesquisa e foco do setor de comércio eletrônico, o ramo de prestações de serviços também pode ser visto como uma forma de venda online, como a locação de escritórios compartilhados.

Com os empreendedores divulgando seus serviços por meio de postagens nas redes sociais, surgiu uma necessidade de ajudar quem buscava ter uma fonte de renda extra para alguma função.

Foi assim que o surgimento de plataformas para cadastro deste estilo de prestação de serviço se tornou bastante comum.

Isso deu a oportunidade para o trabalhador escolher entre pacotes de cadastros pagos ou gratuitos, que podem incluir benefícios mais específicos de acordo com a plataforma, além das mesmas plataformas auxiliar no recebimento do pagamento após o serviço prestado.

Porém, não são somente os trabalhadores individuais que vendem prestações dos seus serviços através da internet pelas plataformas ou redes sociais. Existem empresas que disponibilizam através desses canais seus serviços reserva de espaços para se trabalhar.

Outra maneira de vender o produto ou serviço de maneira online é através de consultorias e fechamento de negócios, podendo levar como exemplo uma empresa de arquitetura, que pode captar melhor os clientes através dos sites ou redes sociais.

Uma possibilidade é apresentar seu portfólio com imagens de projetos anteriores, demonstrações em 360° de ambientes decorados antes do cliente escolher se quer fechar o negócio.

Cursos online também são uma opção para serem vendidos pela internet. Por muitas vezes terem pagamentos mais flexíveis e maior disponibilidade de material didático e professores particulares de determinado assunto.

Escolas de línguas também apostam neste método com aulas em plataformas de vídeos e atendimentos por aplicativos de mensagens instantâneas.

Em determinados segmentos de vendas, tal como o ramo alimentício, caso haja a formalização de seu negócio para pessoa jurídica (PJ), mantenha atualizada toda a documentação necessária do local onde mora para evitar problemas burocráticos futuros.

Esses são os impostos, a fiscalização da vigilância sanitária e alvará de funcionamento, em caso de pontos comerciais, mesmo que grande parte das vendas seja feita de forma online.

O direito do consumidor também é válido pelas vendas através da internet e, por essa razão, mantenha regulares os processos de emissão de nota fiscal e comprovantes de garantia para troca de produtos ou reembolsos.

Conclusão

Na internet sempre há um espaço para todos os estilos de consumidores, assim como para todos os tipos de vendedores, tornando o futuro do e-commerce ainda mais próspero e duradouro. Desta forma, as oportunidades de vendas são certas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − quatro =