Com 70% do povo brasileiro conectado no vasto mundo da internet, saber diferenciar os conteúdos verdadeiros dos falsos é algo que vem se tornando cada vez mais necessário. A tecnologia está crescendo e, junto dela, o número de pessoas conectadas no mundo online. Assim, buscar entender sobre segurança da informação para não correr o risco de cair em um click bait na internet é uma nova preocupação que todos os internautas estão tendo.
Uma ferramenta conhecida como Inteligência Artificial (IA) vem sendo muito comentada no ambiente digital por estar integrando inovações em diversos setores junto à tecnologia de criptografia, outra ferramenta importante que mantém a salvo milhares de dados da privacidade dos usuários na internet, fazendo verdadeiros milagres.
Com as tecnologias que estão presentes nessas duas opções tecnológicas que têm dominado o mercado, a promessa de ajudar os usuários a distinguir um conteúdo falso do verdadeiro já proporciona um certo alívio para quem está conectado à internet.
Isso poderia ser útil de diversas formas caso essa tecnologia seja inserida nos mecanismos de buscas atuais para entregar apenas sites verdadeiros nos resultados de buscas.
Essa estratégia evitaria que fraudes e clickbaits acontecessem com frequência. Estima-se que ransomwares podem ser instalados através de cliques em sites “falsos” e, por meio desse pequeno click, muitos problemas podem surgir para o usuário.
Uma fusão entre criptografia e IA pode ser poderosa para o ambiente digital
A tecnologia conhecida como criptografia é um fator primordial para a criação de ferramentas mais sofisticadas, que garantem uma inteligência artificial muito mais responsiva que as opções conhecidas atualmente no meio digital.
Quando surge a possibilidade de essa tecnologia ser inserida nos mecanismos de buscas mais utilizados pelos internautas, muitos benefícios podem ser observados, e a possibilidade de uma revolução no setor de marketing digital, que visa o SEO, também pode ocorrer.
Segundo Chelsea Manning, uma ativista, ex-militar norte-americana e tecnóloga, responsável pelo vazamento de documentos confidenciais que diz respeito ao governo dos EUA, os aplicativos IA, ao serem utilizados em conjunto com a criptografia para conseguir gerenciar as informações que alimentam os sistemas de perto, conseguirá auxiliar os cidadãos a saberem quais informações são verdadeiras e quais conteúdos são falsos.
Como vemos hoje, as ferramentas de criptografia são indispensáveis para lidarmos com dados. Ao saber mais sobre qualquer informação que seja falsa ou verdadeira, a possibilidade de evitar bastante constrangimento dos veículos de informações está presente.
Dessa forma, a inteligência artificial conseguirá produzir resultados mais satisfatórios, dispensando informações incoerentes e trazendo para os usuários apenas as informações de procedência verificadas.
A ascensão desta tecnologia depende dos tecnólogos
Como mencionado neste artigo, a união entre as tecnologias citadas pode trazer total revolução para o ambiente online, mas isso irá depender dos tecnólogos e profissionais de tecnologia que precisam desenvolver essa inovação com maestria, a fim de os problemas que existem hoje com relação aos algoritmos e os mecanismos de buscas e redes sociais não continuem beneficiando, de certo modo, os cibercriminosos por ser um sistema falho em alguns quesitos.
Para saber ao certo como a criptografia e a IA trabalharão juntas, será necessário aguardar que essa revolução aconteça, pois somente dessa forma será possível conferir de perto o impacto que ambas as tecnologias terão com os usuários da internet.
Conseguir diferenciar conteúdos verdadeiros que os mecanismos podem entregar em determinadas circunstâncias dos conteúdos falsos é um fator que pode afastar os cibercriminosos que estão em busca de realizar a invasão de dados, evitando o roubo não somente de informações valiosas, mas também de dinheiro e de outros itens que podem ter valor na internet.