O blog é um canal que serve para publicar conteúdos dos mais variados tipos, como no caso dos textos e das imagens.
As publicações são conhecidas como posts e são fundamentais para as estratégias de marketing digital.
A palavra blog é de origem inglesa e seu conceito pode ser interpretado como um diário de rede. Esse tipo de site atrai as pessoas por conta da facilidade de publicações e porque os usuários não precisam entender de programação.
Além da liberdade e da facilidade de fazer as postagens, os leitores podem interagir por meio de comentários. Quando esse canal surgiu, funcionava como uma espécie de diário virtual, muito popular entre os adolescentes.
Mas, com o passar do tempo, ele se tornou fundamental para a construção da imagem das marcas e para facilitar o acesso à informação por parte dos consumidores.
Esta estratégia é tão eficiente que faz parte do planejamento de marketing de negócios dos mais variados segmentos e portes. Portanto, não pode faltar para o seu negócio.
Neste artigo, vamos mostrar que vale a pena manter um blog em 2022 e os impactos positivos que os conteúdos podem trazer. Confira.
Vale a pena ter um blog em 2022?
Conforme o tempo passa, mais importante o acesso à informação se torna. Uma das principais características do consumidor moderno é o fato de que ele está ávido por informação, antes de comprar qualquer produto ou serviço.
É por isso que o marketing de conteúdo cresce constantemente, e para publicar os materiais, nada melhor do que o blog. E dentre as vantagens trazidas por esse canal estão:
Transmite autoridade
Antes de chegar ao balcão de venda da empresa, o cliente quer saber tudo sobre o produto ou serviço em questão, e a internet é o local onde ele procura essas informações.
Se a companhia escreve publicações sobre os temas que domina e publica em um blog, começa a ser vista como autoridade no assunto. Isso porque ela mostra para o mercado em que atua que é um expert em seu segmento.
Bom posicionamento nos resultados de pesquisa
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes do marketing digital, e consiste na criação de materiais em diferentes formatos, tais como:
- Textos;
- Vídeos;
- Imagens;
- Áudios;
- Infográficos.
Criar conteúdos em diferentes formatos aumenta a possibilidade de se posicionar entre os primeiros resultados de pesquisa, principalmente, dentro de um blog.
Manter somente o site institucional limita o acesso do público aos canais da marca, e consequentemente, a tudo aquilo que ela tem a oferecer.
Agora, se uma empresa de escritórios compartilhados possui um blog institucional, terá muito mais chances de ser encontrada, além de impactar o número maior de usuários.
Transmite uma imagem mais humana
O blog é um canal popular, assim sendo, o negócio consegue se aproximar do público com mais facilidade e constrói uma imagem mais humana. É a melhor forma de quebrar um discurso extremamente corporativo e comum.
Enquanto o site é um canal mais corporativo e formal, o blog oferece um ambiente descontraído e que ajuda a construir um relacionamento positivo com os consumidores.
As pessoas conseguem interagir com a marca ao fazer comentários nas publicações, e a corporação pode responder a cada um deles e assim estreitar os laços entre ela e os consumidores.
Informações sobre o público
Quando as pessoas começam a acessar o canal da empresa e interage com as postagens, por meio de comentários ou expondo os seus problemas, fica mais fácil para a companhia conhecer e compreender essas pessoas.
Outra facilidade é a mensuração de dados, o que possibilita saber quais são os assuntos mais populares entre a audiência da marca, de que maneira eles estão encontrando o blog, quem eles são, dentre outras informações.
Uma empresa especializada em fachada de loja moderna pode pegar esses dados e transformá-los em ações que vão potencializar as estratégias de marketing.
Baixo investimento
Para ter um blog não é necessário pagar nada, mesmo assim, a companhia usufrui de um canal com grande capacidade de atingir muitas pessoas, e principalmente se for comparado aos recursos oferecidos pelo marketing tradicional.
Mesmo no caso das campanhas pagas pela internet, ao contrário do que elas podem fazer, as postagens de um blog são muito mais duradouras.
Se você deixa de investir nos anúncios digitais, eles simplesmente param de aparecer para as pessoas, mas ao publicar conteúdos valiosos no blog, eles sempre estarão disponíveis para as pessoas.
Referência de marca
Se uma pessoa está procurando informações sobre painéis fotográficos, e encontra o blog de uma empresa que fala sobre este e outros assuntos relacionados, de maneira aprofundada, logo ela se torna uma referência de marca.
Este canal é perfeito para tirar as dúvidas dos clientes, falar sobre as tendências do segmento, desenvolver artigos educativos, dentre outras possibilidades.
Fica muito mais fácil conquistar a confiança dos consumidores e fazer com que eles se lembrem da marca, toda vez que precisar de um produto ou um serviço oferecido por ela.
Aumenta as vendas
Mesmo que a intenção de criar um blog não seja vender, ele acaba ajudando nesse sentido, pois as publicações ajudam a conquistar a confiança das pessoas e a atravessá-las durante as etapas do funil de vendas.
Como consequência de todo esse processo, é natural que as vendas aumentem e que o negócio consiga crescer mais rapidamente.
Impactos positivos da produção de conteúdos
Um blog só cumpre sua função quando a empresa publica conteúdos valiosos em suas páginas.
Na era da informação onde estamos inseridos, tanto uma empresa de quadro de gestão quanto qualquer outra precisa oferecer conteúdos interessantes.
A produção de materiais ricos e bem elaborados traz muitos impactos positivos para os negócios, e dentre os que mais se destacam estão:
Fideliza os clientes
Se tem uma estratégia importante na hora de fidelizar os clientes, é a produção de conteúdo.
Os materiais ajudam a criar um relacionamento com o consumidor, que vai se lembrar da marca em outros momentos.
Quando isso acontece, inicia-se um novo funil de vendas e o marketing de conteúdo mostra que a companhia sempre tem uma solução para o problema do visitante.
Melhora o relacionamento com o público
As empresas podem utilizar diferentes canais para se relacionar com o público, tais como as redes sociais, blog e e-mail marketing, mas para que eles realmente funcionem, o conteúdo precisa estar presente.
Os materiais criados por uma compliance empresariais estão diretamente relacionados com ela e com sua imagem. Se as pessoas se identificarem, as chances de vendas são muito maiores.
Pensando por esse lado, podemos dizer que os conteúdos possuem finalidades distintas, como levar informação e garantir o entretenimento dos usuários ao mesmo tempo.
Tanto é que as empresas devem trabalhar com esses objetivos em mente e falar menos de seus produtos e mais sobre assuntos do interesse da audiência.
Um exemplo de boa estratégia nas redes sociais é publicar apenas 20% de conteúdo que fale sobre o produto ou serviço.
Não podemos deixar de mencionar que uma empresa de terceirização de serviços consegue personalizar várias de suas estratégias de marketing.
Assim, possibilitando que as pessoas recebam materiais exclusivos e compatíveis com os seus interesses e etapa de funil.
Educa os clientes
O principal objetivo de criar materiais relevantes é educar os potenciais clientes e os clientes de uma marca.
Trata-se da apresentação de um caminho que mostra para a pessoa de que maneira ela pode solucionar o seu problema ou atender sua necessidade, em outras palavras, transportá-la durante o funil de vendas.
Aumenta o número de leads
Depois que a empresa consegue criar sua lista de leads, começa a trabalhar em cima do funil de vendas, por meio de várias estratégias, a exemplo do e-mail marketing.
A melhor maneira de atrair potenciais clientes é oferecendo recompensas digitais, por meio de conteúdos valiosos.
Para fazer isso, uma empresa de manutenção de notebooks deve oferecer conteúdos exclusivos, que são disponibilizados gratuitamente, em troca de informações simples dos usuários, como nome e e-mail.
Conclusão
Portanto, as pessoas criaram o hábito de pesquisar informações sobre produtos e serviços, ou até mesmo sobre seus problemas, antes de procurar uma loja ou comprar qualquer solução.
A internet facilita o acesso à informação e os consumidores sabem que podem conhecer um pouco mais sobre suas necessidades, sem precisar falar com um vendedor ou com uma empresa.
Os negócios então precisam oferecer esses materiais e vinculá-los no canal mais adequado: o blog.
A partir disso, consegue criar uma imagem de confiança e transmitir credibilidade para a audiência, seja em 2022 ou em qualquer ano.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.