Posicionamento de marca: porque ele é importante e como fazê-lo?

Com o aumento da competitividade do mercado atual e a instalação de uma economia globalizada, investir e cuidar do seu posicionamento de marca é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de qualidade.

Esse conceito não é algo imutável nas ferramentas dos negócios, mas é preciso que seja instalado com consistência, prezando a coerência com os valores que eles propagam e alinhá-lo aos recursos de marcas, como cores, imagens, elementos gráficos e mais.

Posicionamento de marca: porque ele é importante e como fazê-lo?

O que significa posicionamento de marca?

O posicionamento de marca se refere ao lugar que uma corporação deseja ocupar na mente do seu público-alvo, devendo ser implementado de forma contínua, além de oferecer material relevante para o público a ser atingido.

Portanto, ele é um recurso que demonstra as características de uma empresa e o que ela oferece, podendo ser facilmente percebido por meio de seus produtos ou serviços, além de servir de base para suas campanhas e desenvolvimento de novas estratégias.

Por exemplo, uma empresa de consultoria contábil que se posiciona como uma marca que oferece exclusividade, felicidade e conforto, deixado claro a partir da propagação do seu serviço e web site.

Muitas marcas famosas utilizam esse recurso e investem fortemente na sua disseminação com qualidade, fazendo com que os clientes se lembrem dela por essas questões e de fato pensem nela desta maneira, garantindo aumento do sucesso consideravelmente.

Outro exemplo seria uma marca que auxilia na abertura de empresa simples, tendo o posicionamento focado no relacionamento com o consumidor e na garantia de uma experiência de compra de qualidade.

Logo, é preciso ter em mente que o fundamento desta estratégia precisa ser na percepção do consumidor, baseando-se nas suas opiniões e visões, o que torna o seu processo de desenvolvimento tão complexo.

O posicionamento de marca só se concretiza completamente a partir do momento que ela consegue se intensificar no imaginário do seu público-alvo, cruzando valores e sentimentos da marca e tornando a lembrança imediata.

Dessa forma, fica claro que, para ser instalado, o processo precisa criar uma conexão com os usuários, tendo sua compreensão total e entrega das respostas que procuram em suas buscas.

Qual a importância do posicionamento de marca?

De maneira geral, a implementação de um posicionamento de marca de qualidade consegue auxiliar qualquer empresa a se desenvolver de forma significativa, contudo seus ganhos são mais abrangentes, beneficiando-a em muitos outros pontos, como:

  • Garantia de vendas contínuas;
  • Permanecimento na mente do consumidor;
  • Aumento do reconhecimento e da visibilidade;
  • Aumento de autoridade no mercado;
  • Auxilia na construção de audiências;
  • Melhora a credibilidade e a imagem em relação à concorrência;
  • Destaque dos diferenciais, mantendo-a na liderança.

Dessa maneira, ela abrange tanto o ambiente virtual quanto offline, fazendo com que sua presença seja reconhecida e os resultados de suas campanhas sejam muito maiores, atingindo o esperado.

Como desenvolver o posicionamento de marca?

Para criar o posicionamento de marca, a empresa precisa realizar diversas ações, certificando-se de que tudo segue como o esperado, focando na criação de um planejamento, uma análise e esforço das partes.

Por esse motivo, serão analisadas as principais realizações necessárias para o desenvolvimento desta estratégia com qualidade.

Faça uma análise prévia

Antes de tudo, é fundamental que a empresa faça uma análise prévia do seu estado, da sua visibilidade, recursos disponíveis, público consumidor, pois isso criará uma visão geral do seu estado de forma real.

Este ponto é extremamente importante pois permite a compreensão da localização daquela empresa perante o mercado, compreendendo o ponto de partida e facilitando a criação de um ponto de chegada.

Por exemplo, se uma empresa de aluguel de salas comerciais têm conhecimento sobre o seu potencial de influência no mercado, a partir de informações sobre o seu alcance dos clientes, ela consegue definir um ponto de partida para a ferramenta.

Assim, o desenvolvimento da estratégia se torna algo mais real, devido ao fato de conhecer com clareza e objetividade suas necessidades para atingir o objetivo final de posicionamento de marca.

Como consequência a este ponto, a empresa se torna capaz de traçar objetivos e metas condizentes com a sua situação, sabendo o que consegue alcançar e o que apenas servirá como estresse e impossibilidade.

Entenda o consumidor

Para saber como se posicionar no seu nicho de mercado específico, é preciso compreender o que esses consumidores estão buscando e tem interesse.

Para isso, é importante a realização de pesquisas de mercado, entrevistas e análise de feedback, pois são formas de compreender de forma direta e bem específica os desejos deles, possibilitando a criação de estratégias especificamente direcionadas.

Uma fonte de informação muito poderosa e ágil são os conteúdos interativos, uma vez que, além de melhorar a experiência do usuário, funcionam como uma forma de compreender os clientes, auxiliando na otimização dos processos comerciais.

Isso acontece porque esse tipo de material estimula o usuário a acessar os elementos que lhe interessam, sanando dúvidas e garantindo a realização de ações que possibilitam a compreensão de seus gostos e comportamento.

Por exemplo, uma loja que vende caderno personalizado pode criar um quis em uma rede social sobre as novas tendências de estampas e pedir a opinião de seus seguidores, deixando claro os seus interesses de compra e facilitando suas ações.

Dessa maneira, a empresa consegue definir de forma concreta os seus compradores, permitindo a conexão com os potenciais, com auxílio de recursos que geram engajamento e respostas concretas.

Entenda a concorrência

Em seguida, é importante realizar uma análise da concorrência, entendendo suas ações e a percepção do público perante elas.

Como consequência, a empresa consegue ter acesso a uma imagem clara dos gostos do público e do que é melhor ser evitado.

Além de garantir uma forma de diferenciação das outras empresas, facilitando o destaque e a liderança no mercado.

Por exemplo, se uma marca de centrais na nuvem sabe que todas as concorrentes estão cobrando R$5,99 para o plano simples, ela pode buscar meios de diminuir esse valor e se mostrar uma melhor opção na visão dos consumidores, aumentando seu sucesso.

É preciso ter em mente que a promoção de um posicionamento de marca é algo totalmente voltado para o desenvolvimento de estratégias de mercado, e garantir e explorar diversas vantagens competitivas é fundamental para tal.

Una com os valores e percepções

Para a sua realização, deve-se realizar a união entre a proposta e os valores, percepções e pensamentos do público-alvo.

Para isso, é importante que se considere os estímulos e motivações dos consumidores, garantindo o alinhamento da mensagem a ser transmitida a essas informações, o que certifica a criação de um relacionamento mais próximo com eles.

Como consequência, ela atinge o nível de conquista, tornando-os embaixadores, ou seja, usuários que defendem aquela empresa e auxiliam na sua divulgação, aumentando o alcance e imagem positiva sobre ela.

Assim, se um cliente de um curso intenções na prática termina suas atividades e sente que encontrou uma solução para seus problemas, ele criará uma visão boa da empresa, indicando o serviço para seus amigos e conhecidos e compartilhando nas redes sociais.

É preciso destacar a necessidade de realizar essas ações de forma humana, conectando-se a eles em um nível superior ao simples loja e comprador, buscando conexões reais e eliminando a ideia de apenas vender um determinado produto ou serviço.

Isso porque apenas com os relacionamentos que a empresa será capaz de permanecer na mente do público, mantendo-se como uma oportunidade de negócios ativa e considerável.

Contudo, o foco principal precisa estar na humanização do negócio.

Para conseguir isso, boas ações são o storytelling, que significa cativar através de histórias, pois será gerada a empatia e demonstra que ela é apenas uma instituição formada por indivíduos iguais aos consumidores.

Outra opção é utilizar os cases de sucesso e relatos de evolução do negócio, além da promoção de ações interativas com os usuários.

Um exemplo, se um negócio de venda de catracas de acesso implementa um atendimento altamente personalizado quando o cliente liga ou manda mensagem para a empresa, ele deixa de vê-la como apenas um robô é algo distante, compreendendo a proximidade.

Adicione valor

É imprescindível agregar valor aos processos comerciais e uma ótima alternativa é utilizar o marketing de conteúdo por meio de materiais que sejam cativantes, educativos e informativos, pois tiram a ideia de apenas uma marca e passam a vê-la como próxima.

Isso porque, se uma empresa de cursos de educação profissional posta sobre o seu negócio, explicando seu significado e promovendo a disseminação de informações para o seu público, ela demonstra que se importa com os usuários.

Com isso, ela consegue estabelecer uma comunidade em torno da empresa, aumentando sua autoridade, credibilidade e destaque.

Outras ideias são programas de fidelidade, possibilidade de testar grátis alguns produtos ou serviços, realizar eventos, como seminários online, e outras ações que consigam tirar a ideia de apenas marca e agregar valor.

Conclusão

Sendo assim, o posicionamento de marca é um recurso fundamental para toda e qualquer empresa, funcionando como ponto necessário para o seu desenvolvimento com qualidade e aquisição de destaque no mercado.

Por isso, torna-se muito importante conhecer os passos para a sua criação e instalação, como a partir do que foi tratado ao longo deste artigo, para que tudo aconteça da forma esperada e garanta os melhores resultados possíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 15 =